Post Page Advertisement [Top]

ÉTICAS E VALORES PERDIDOS
A cidade é o que a sociedade é


A sociedade de hoje em dia está dinâmica demais, cujo cada vez mais vemos pessoas ansiosas e com S.P.A. (Síndrome do Pensamento Acelerado). A humanidade está mais apressada do que antes, pois com isso faz com que seja uma dos motivos dos valores serem perdidos devido ao pensar tão rápido que ignoram as significâncias desses valores.

Um exemplo claro disso está na diferença de como as pessoas das antigas gerações enxergavam  a palavra "AMOR" e o seu significado se comparados de como as gerações atuais vêem hoje, percebemos que é totalmente diferente.

Hoje em dia você vê casais se separando cada vez mais como liberdade por qualquer motivo do quê realmente ter a paciência de buscar o auto conhecimento para a manutenção do relacionamento. Assim como há mais pessoas traindo umas as outras por preferirem não serem pacientes em se comunicarem mais, pois preferem ficarem calados procrastinando até que o pior acontece ao envés de jogar as claras.


" A liberdade é boa e justa para todos, mas liberdade sem limites é baderna e bagunça, vira terra sem lei!"



Entendendo os valores





Toda pessoa tem uma escala de valores concreta e determinada, ou seja, um filtro para interpretar a realidade através de uma perspectiva moral. Os valores servem para diferenciar o bem e o mal, ou seja, são normas que nos ajudam a diferenciar o que é correto do que não é.

Os valores são adquiridos durante a infância através da educação que se recebe no lar e na escola. No entanto, com o processo de maturidade, qualquer pessoa pode agregar novos valores através de sua experiência e do seu ponto de vista. 

Da mesma forma, uma pessoa também pode mudar de opinião em relação aos valores porque a vida também adiciona novas crenças.
Fazer o bem é uma premissa básica da felicidade porque o bem é um prêmio a si mesmo, ou seja, bondade não é um meio para atingir um fim que não o próprio.

Fazer o bem traz benefícios emocionais à pessoa: satisfação pessoal, vontade de viver o presente, tranquilidade interior, felicidade, inteligência emocional, pensamento positivo, etc.

Como o próprio nome indica uma escalada de valores mostra a hierarquia de ideias de uma pessoa. Há valores que são mais prioritários e urgentes do que outros.

Quando uma pessoa age contra um importante valor pessoal, ela se sente mal consigo mesma porque vai contra sua verdadeira essência. Este erro é bem humano porque as pessoas têm muitas contradições internas. Por exemplo, podemos pensar em uma coisa e fazer o contrário.

ÉTICA
Estude para ter opinião própria, não só pelo diploma!

Possíveis pontos em que os valores estão sendo perdidos


Destaco aqui que a educação no mundo inteiro forma a sua sociedade para serem mais repetidores de idéias do que do que se tornarem novos criadores delas, porém com isso não desenvolvem o ser humano a ser um bom gestor de si mesmo, mas somente ser bom gestor das conquistas e coisas que possui.

Os valores estão sendo perdidos devido a falta de trabalho de desenvolvimento pessoal das pessoas nas escolas, nas filosofias de governo em seus países, na maioria das religiões que se adotam como absolutas e até mesmo na casa do indivíduo.

Com isso, a sociedade é vítima das suas armadilhas mentais ou psíquicas, são facilmente iludidas com as explosões de informações pela mídia que tenta pregar os falsos valores que a humanidade deve ter como verdadeira e assim as pessoas são também facilmente enganadas pelos direitos humanos sobre as mudanças radicais do julgo certo ou errado.


"Somos uma sociedade doente que tem formado pessoas doentes!"


Hoje em dia, principalmente no Brasil, cujo onde tem diversas culturas, os alunos na maioria das escolas e universidades, seja pública ou até particular, tem se criado em suas percepções joviais e crenças limitantes por ingenuidade da pouca experiência de sua vida, de que tem liberdade para fazer o que quiser e o que bem entender com os outros pela falta da compreensão do respeito de hierarquia ou por necessidade de conhecer os limites ensinados pela família para que o jovem entenda que tudo tem consequência.

E a falta de enxergar as consequências pela liberdade de poder cometer alguma ação, também é o que mais há para a contribuição na perda dos valores. 

Como há muita necessidade da sociedade compreender o que é respeito sobre as outras pessoas, mas enquanto ninguém entender o que é respeito a hierarquia, o verdadeiro significado do comportamento de humildade e, principalmente, o que é amar o próximo no ato, pois a tendência são os valores antigos serem apagados pelos novos comportamentos não corrigidos pelas futuras gerações que sem uma boa educação escolar e estrutura familiar jamais as suas inteligências emocionais carregarão os verdadeiros valores antigos que queremos que sobrevivem a eternidade.

O PODER DA ESCOLHA
Decisões

Tendo alto nível de valores morais



Uma das premissas básicas para ter um alto nível de felicidade é ser fiel a essa escala de valores. Ou seja, ser honesto consigo mesmo e coerente com a forma de pensar.

Há pessoas que podem ir contra o que pensam e serem influenciadas pelo poder do grupo. Uma coisa que acontece com frequência na adolescência é quando a opinião do grupo condiciona o jovem.

A sociedade de hoje está marcada de certa forma pelo relativismo ético, ou seja, pelo "vale tudo". O bem pode ser interpretado a partir do ponto de vista "aquilo que é bom para mim" dentro do contexto de uma sociedade individualista.

Os valores são imateriais, não são vistos e percebidos da mesma forma que os objetos materiais. No entanto, eles são uma realidade fundamental da consciência humana. Por isso, é muito importante que cada pessoa seja fiel aos seus princípios. 

Vale ressaltar que toda pessoa tem uma escala de valores concreta até mesmo dentro da própria família. As escalas de valores não coincidem como um quebra-cabeça em seus relacionamentos. Entretanto, é realmente verdadeiro que nos sentimos mais próximos daqueles que têm uma ética semelhante à nossa.


O difícil acompanhamento às mudanças no mundo dos diversos valores



Confessamos que é difícil mesmo acompanhar as mudanças da vida, principalmente as nossas próprias mudanças nela. Porém, toda mudança é necessária, mas nem toda hora podemos ficar mudando sem parar para reciclar e processar as mudanças feitas.

Muitas coisas estão mudando no mundo, mas com isso também vem as mudanças boas e ruins. Será que os valores é que estão mudando? Será que estão nascendo mais pessoas com menos valores morais? Ou será que nós estamos mudando a forma de perceber esses valores? Ou até mesmo quem sabe mudando a forma de se comportar diante delas?

Neste caso, os princípios fundamentais, ou seja, aqueles que representam os valores morais; são os princípios básicos que servem para diferenciar as ações corretas, boas e honestas daquelas que são más. São o referencial da ação teórica e servem principalmente para orientar a ação prática fruto da experiência do próprio viver.

Cada ser humano constrói seus próprios valores levando em conta algumas limitações, por exemplo, a formação recebida na infância. Também mostram uma ordem de prioridades pessoais.

Por exemplo, enquanto que, para algumas pessoas a fidelidade é um princípio fundamental para outras não é. Desta forma, pode haver divergências de opinião entre duas pessoas cujos valores confrontam de maneira direta. Um casal que não tem os valores morais compatíveis tem poucas chances de prosperar no momento, pois a intimidade do amor requer uma base sólida.

As pessoas podem cair em contradições internas, por exemplo, aquelas que valorizam a fidelidade podem cair na tentação da infidelidade. Neste caso, uma pessoa que é contrária aos seus valores morais pode sofrer contradições, enquanto uma pessoa que é coerente com seus princípios internos é feliz com o nível de tranquilidade e paz que possui.

Uma pessoa deve identificar muito bem quais são os seus princípios fundamentais, mas não pode ter uma lista interminável. Podem estar ligados à religião que pratica uma pessoa, mas podem também ser independentes no que diz respeito a este assunto. Os valores morais surgem da dignidade do ser humano e sua consciência.

==>> Assistam o poema sobre o assunto no vídeo dos nossos canais no YOUTUBE e na página do FACEBOOK! <<==


CONSTITUINDO VALORES
Seus valores é que constitui a ética de suas futuras gerações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]